top of page

Entrevista com Eli Bento

Autora do livro infantil: "A princesa onça"

🦁

1- Fale um pouco sobre você como escritora e o que te motivou a escrever.

R: Escrever é criação pura, não há limites para o escritor, espaço, tempo, pessoas, histórias, encontros, Infelizmente, viajar no momento atual de pandemia não é muito recomendado, mas, leituras e filmes são excelentes para alimentar o repertório de um autor... a viagem é algo mais sensorial, de sentir a energia dos lugares e das pessoas, coisas que em livros ou filmes, apenas imaginamos... o livro nos força a "imaginar", sentir, sonhar e o filme nos dá isso meio pronto, mas, não menos enriquecedor para efeitos de repertório, portanto penso que escrever uma obra é enriquecer os corações daqueles que irão ler...o que me motivou a escrever? A própria vida/pessoas e seus acontecimentos vividos diariamente.

2- Na sua opinião, qual é a importância de escrever uma obra literária infantil nos dias atuais?

R: Escrever uma obra literária infantil é de extrema necessidade para o desenvolvimento da leitura desde a mais tenra idade. Criar o hábito de leitura deve ter o seu início com as famílias e estendido pela escola como espaço de educação formal literário. Desde a educação infantil, a leitura pode influenciar na vida da criança, ampliando o gosto de ler e o adulto tem um excelente papel de incentivador desse processo.

3- Como foi o processo de escrita do seu livro e como surgiu a ideia dos personagens?

R: Escrever a PRINCESA ONÇA foi tão rápido que nem eu mesma acreditei. Os personagens foram inspirados na minha pequena Valentina que muitas vezes é tão brava como uma onça e no seu peixinho que leva seu nome real na história. Observar pessoas são grandes sacadas e possibilidades interessantes para a transformação de novas histórias. O processo de produção/escrita foi pautado na observação das atitudes de força, determinação e o sentimento de amizade de uma criança e na sua paixão pelas onças. Junção perfeita para a minha imaginação rs.

4- Como é a sua rotina de trabalho com a escrita?

R: Escrever é um ato de enfrentamento diário, pois é preciso planejar, revisar e reescrever. Procuro escrever todos os dias algo, seja uma frase, textos curtos, as vezes uma observação, uma lembrança etc. O interessante é ter por perto sempre um papel, caderno, caderneta, algo que você possa fazer anotações interessantes, seja em casa, no transporte público, no trânsito através da observação de muitas pessoas que circulam nas vias, assim como animais e a própria natureza. Tudo e todos são inspirações para uma boa história.

5- O que você aconselha para os escritores iniciantes, que desejam desempenhar essa prática como profissão?

R: A literatura tem papel fundamental na nossa construção enquanto leitores e escritores, pois através dela é possível compreendermos a nós mesmos e as diversas dinâmicas da sociedade da qual fazemos parte. Aos novos escritores gostaria de dizer o seguinte: Valorizem cada palavra escrita, leiam muito e escrevam sempre, mas não guardem para si, expandam, enviem seus escritos para outras pessoas lerem, façam revisões, reescrevam e acima de tudo muito AMOR no que fazem! Jamais desistam do desejo da arte da escrita, pois ela nos leva à um caminho incrivelmente sem volta... e quando possível publiquem o próprio livro, isso dará ainda mais motivação para outras histórias.

🦁

Gostaram? Valorizem os autores e adquiram seus livros!

Gratidão!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page